domingo, 24 de abril de 2011


“É o amor, a justa medida, a ternura, a carícia, a cordialidade, a convivência e a compaixão que garantem a humanidade dos seres humanos” (Boof, 1999)

PROJETO AMICÃO: Joe Spencer, um Golden Retriver de 4 anos de idade, é o primeiro “voluntário” do Projeto Amicão. Desde março de 2006, nas tardes de 4ª feira, ele tem percorrido as unidades pediátricas, assim como de pacientes idosos e psiquiátricos, proporcionando momentos de entretenimento e alegria, não apenas para pacientes e familiares, como também para a equipe de saúde do HSP.


A Política Nacional de Humanização desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) em 2004, propõe mudanças no modelo de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) e convoca gestores, trabalhadores e usuários. A fim de humanizar todas as diferentes instâncias do SUS, tal política defende a descentralização da atenção e ações gestoras do SUS.
Segundo o MS, o SUS enfrenta hoje dificuldades nas relações entre os diferentes profissionais de saúde, bem como a sua formação e qualificação, dificuldades na rede assistencial, na burocratização e verticalização do sistema público de saúde, no desrespeito aos direitos dos usuários e, entre outras, no modelo de atenção centrado na relação queixa-conduta.
Diante dos problemas e dificuldades do sistema público de saúde associado a política do MS, a diretoria do Hospital São Paulo (HSP) criou o Grupo de Trabalho de Humanização do HSP/UNIFESP (GTH), responsável pelas mudanças de atitudes dos profissionais do HSP, por meio de projetos, e que a curto prazo, poderão contribuir com a humanização do sistema público de saúde.

Profa. Dra. Maria Isabel Sampaio Carmagnani
Coordenadora do GTH - HSP/UNIFESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário