sábado, 23 de julho de 2011

BANHO OU TORTURA?


01.TEMPERATURA DA ÁGUA
Mesmo tendo condições de oferecer um banho de água morna, a maioria destes estabelecimentos utiliza água fria por questões de economia, já que os proprietários dos animais raramente estão presentes.
02.ESCOVÕES
Durante o banho os animais são esfregados com escovões de cerdas rígidas,aqueles usados para esfregar capachos.
O ideal é ensaboá-los apenas com as mãos,massageando os pelos.
03.ENXUTOS COMO OBJETOS
Muitos pets estão usando máquinas com jatos de ar frio ou quente demais, como aqueles que se usam para limpar carros.
Você pode imaginar como isto é desconfortável e traumático para os animais?
04.SECADORES SEM APROVAÇÃO DO INMETRO
Quanto à secagem dos pelos, esta deveria ser realizada com secadores realmente apropriados para a finalidade,emitindo ar morno e ruídos moderados, não causando prejuízos a sensibilidade auditiva dos animais.
O que se encontra normalmente são secadores fabricados em “fundo de quintal” , verdadeiros canhões demasiadamente barulhentos que nem nós,humanos,conseguimos suportar.

05.AGULHADAS NOS OLHO
Durante a secagem são utilizadas escovas de cerdas muito finas como agulhas. Desta forma estas deveriam ser utilizadas de forma cuidadosa, mas isto infelizmente quase nunca acontece.
O risco destas cerdas pontiagudas entrarem nos olhos é grande,pois os cães recebem escovadas em suas cabeças e também em seus olhos e orelhas de forma vigorosa e apressada.
06.TESOURAS SEM PROTEÇÃO
Depois de secos, os riscos de machucados são grandes pois o uso da tesoura é feito  quase sem nenhuma cautela e muitas vezes por pessoas não habilitadas.
O ideal seria a utilização de tesouras sem pontas ou com protetor,principalmente nas áreas próximas aos olhos.
07.PONTA DE TESOURA DENTRO DOS OUVIDOS
É muito comum estes “profissionais” enrolarem algodões em pontas de tesouras e colocarem dentro dos ouvidos dos cães para secá-los, o que é muito recriminada pelos especialistas, pois muitas vezes o algodão pode sair sem que o profissional perceba, podendo causar perfurações no tímpano dos animais. 
Também é inadequado o uso de substâncias como talcos ou líquidos que não evaporam, o que pode causar otites.
08.LÂMINA INADEQUADA
Quanto à tosa higiênica o ideal é a utilização da lâmina n° 10 ou 07, que não causam alergias,irritações ou assaduras na pele dos cães.
É comum os pets usarem a de n° 30 (raspagem máxima e muito agressiva),causadora de vários tipos de lesões.
09.SEM ESTERILIZAÇÃO
Quanto às máquinas tosadoras, suas lâminas deveriam ser submetidas ao processo de esterilização após o uso, evitando as doenças dermatológicas contagiosas.
10.APLICAÇÃO DE ANESTÉSICO INJETÁVEIS
Com efeito sedativo e relaxante muscular. Além de desnecessário e arriscado , o proprietário só desconfia quando recebe o animal ainda sonolento.
Há casos de animais que morreram em pets por causa disto, e os responsáveis pelo estebelecimento argumentam que foi um ataque cardíaco.
Na dúvida, leve o animal para autópsia.
11.MICROONDAS PARA SECAR OS ANIMAIS
Existem alguns estabelecimentos que utilizam máquinas de secar, onde os animais são colocados no seu interior, sendo emitido o ar quente até a secagem total dos pelos.
Muitos morrem por asfixia ou choque térmico. Alguns sofrem queimaduras na córnea ou em outras partes do corpo.
Há caso registrado pela proteção animal de São Carlos onde o cão teve suas 04 patas torradas dentro de uma clinica veterinária desta cidade.
12. FUGA DO ANIMAL
Ongs de proteção animal têm recebido inúmeras denúncias de proprietários de animais que deixaram seus pets para banho ou tosa e na hora de buscá-los recebem apenas uma resposta do tipo: _"Infelizmente ococreu um acidente. Seu cão ou gato fugiu da mesa ou do tanque...
Há um caso registrado em Santo André (S.Paulo) onde os donos deixaram um lindo cocker para banho, e receberam de volta o corpo do animal que havia fugido e fora atropelado.
13. Espancamento
Alguns animais ficam agitados ou agressivos durante o banho podendo morder os tratadores.
Existem registros de animais entregues com fraturas devido à pancadas que receberam nestes estabelecimentos.
PARA SUA SEGURANÇA E DE SEU ANIMAL, AO DEIXAR SEU PET PARA BANHO OU TOSA, PEÇA NOTA FISCAL COM OS SEUS DADOS E A DESCRIÇÃO DO ANIMAL (RAÇA, IDADE, SEXO).EXIJA QUE SEJA FEITO EM PAPEL TIMBRADO DA LOJA.
EM CASO DE FUGA OU ESPANCAMENTO, FAÇA UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA.
AS APARÊNCIAS ENGANAM, MUITAS VEZES POR TRAZ DE UM BONITO PET  SHOP ENCONTRAM-SE MUITAS IRREGULARIDADES.
ACOMPANHE SEU CÃO SEMPRE QUE POSSÍVEL, OU CHEGUE DE  SURPRESA NO LOCAL. SÓ ASSIM VOCÊ PODERÁ CONFERIR SE O LOCAL ESCOLHIDO É CONFIÁVEL.
PROCURE DEIXÁ-LO O MÍNIMO DE TEMPONECESSÁRIO NO PET.
SEU ANIMALTE AMA E CONFIA EM VOCÊ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário