quarta-feira, 21 de setembro de 2011

COMO DOAR UM ANIMAL?


                                                                                                        21/09/2011
 
Amigos dos animais, várias pessoas nos escrevem perguntando sobre assuntos cujas respostas estão disponíveis em nosso site. Enviaremos separadamente cada uma delas e solicitamos repassarem para seus contatos.
Gratidão pelos animais.
Nina Rosa                                                                              
 
Perguntas Frequentes (3)
Não recolhemos animais e nem mantemos abrigos.
Como doar um animal?

-   Caso seja um animal que já convive com você, primeiramente certifique-se de que suas razões para disponibilizar a vida do animal para adoção sejam inevitáveis (o que quase nunca são). Uma sugestão para isso é colocar-se no lugar dele, como uma criança da família, um ser dependente, e sentir o que gostaria que fizessem com você. Lembre-se de que animais já apegados a pessoas sofrem muito com a separação, e que demonstram preferir enfrentar junto com sua família algumas adversidades do que serem repassados para outro lugar.
. Mudança de casa para apartamento, ou para lugar menor não é motivo para se desfazer dele, pois é mais um filho e deve acompanhar a família na mudança. Nenhuma normativa de condomínio pode lhe proibir de ter seu animal em sua residência. Para saber mais acesse:
http://www.institutoninarosa.org.br/perguntas-frequentes/145-animais-em-condominio
. Gravidez da guardiã ou alergia de algum membro da família, melhor informa-se melhor, pois alguns médicos preferem orientar o abandono do animal do que procurar as verdadeiras causas.
. Problemas de comportamento podem tentar ser resolvidos com especialistas.
http://www.institutoninarosa.org.br/indicacao-de-servicos/78-comportamento-animal
 
Caso vc queira encaminhar algum cão ou gato que você resgatou para cuidar e preparar para adoção,
providencie fotos digitais para enviar aos sites de adoção, juntamente com um relato sobre o animal. Seguem algumas indicações:
 
 
As fotos servirão também para a confecção de cartazes que você poderá afixar em clínicas veterinárias, petshops e casas agropecuárias. É nestes lugares que comumente as pessoas buscam cães e gatos para adoção.
 
Outra opção é encaminhar a adoção através das feiras realizadas por ONGs ou protetores independentes. Uma relação de feiras pode ser acessada clicando-se aqui.
 
Cuidados ao encaminhar um animal para adoção:

. antes de doar, providencie a castração do animal. Saiba mais clicando aqui . Se o candidato à adoção desejar um animal não castrado, busque conscientizá-lo sobre a importância da esterilização. E jamais doe um animal não castrado para o candidato, pois ele pode estar buscando animais para procriar, atividade que comumente implica maus-tratos;

. faça uma entrevista cuidadosa com o candidato à adoção, preferencialmente indo ao local onde ficará o cão ou gato, a fim de verificar se o mesmo tem condições de receber o animal. E também para evitar que cães e gatos sejam vítimas de crueldades, sendo adotados para rinhas, procriação e venda (especialmente os de raça), rituais etc, ou por pessoas desajustadas que só querem o animal para maltratá-lo;

. não doe o animal se o candidato não assinar um TERMO DE RESPONSABILIDADE. Veja modelo clicando aqui;
tenha cuidado especial com pedidos para filhotes de gato todo preto, comumente usado em rituais religiosos, especialmente os não-castrados;

. se o candidato declarar que está adotando devido à morte de outro animal, informe-se sobre o motivo do óbito, prevenindo futuras contaminações por doenças como cinomose e parvovirose, altamente contagiosas e que deixam o local infectado.
 
Desejamos muita inspiração e consciência para que a adoção se realize de forma conveniente e harmoniosa para todos os envolvidos.
Instituto Nina Rosa - Projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário