sábado, 10 de setembro de 2011

A selvageria caipira dos Rodeios




DSCF9830  
A selvageria caipira dos Rodeios

Circulam na internet imagens assustadoras dos bastidores das "festas" de peão e boiadeiro. Hipócrita a classificação de "festa" para um espetáculo onde animais indefesos são humilhados e agredidos!

Assim como no racismo, devemos refletir sobre a imoralidade do especismo que nos autoriza "sentenciar" o destino de outras espécies submetidas à nossa inteligência "superior". O filosofo Peter Singer lança sobre essas trevas um facho de luz e de esperança.

Disfarçado pelo eufemismo de "festa", esse moderno-circo-de-horrores  é fortemente contestado em todo o mundo civilizado e, mesmo em Espanha -onde as corridas de touro confundem-se com a própria  identidade do país- a sociedade, com seu engajamento, impôs sua proibição a mais de uma quinzena de cidades.

Como em Espanha, a luta para proibir os rodeios vai encontrar forte resistência no Brasil, especialmente devido às cifras astronômicas envolvidas nesses espetáculos. Alguém chegou a escrever-me argumentando que "...parte dos lucros de Barretos vai para o Hospital do Câncer..." como se isso a tudo justificasse! Pergunto: se parte do dinheiro do tráfico de drogas for doado ao hospital do câncer, isso  desagrava esse recurso de suas origens?

Proponho um engajamento contra essa orgia de violências, essa selvageria caipira dos rodeios onde "homens"  pretendem fazer prova de  valentia humilhando animais indefesos...E ouso sonhar com um Brasil onde o desrespeito aos animais seja punido pela lei e repudiado por toda a sociedade.
  
Atenção. As imagens abaixo são extremamente fortes e devem ser evitadas por pessoas sensíveis. Contrariamente ao que diz  o texto do YouTube, elas não foram registradas em Barretos, mas a arrogância dos homens, diante do sofrimento dos animais, é a mesma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário