quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COMÉRCIO ILEGAL DE FILHOTES/SP - VEJA COMO DENUNCIAR CORRETAMENTE

Há cerca de 4 anos, eu e algumas protetores nos reunimos com o vereador Roberto Tripoli e nos oferecemos para defender e apoiar a então recém aprovada lei 14483/07(regulamentação da criação, vendas e doação de animais na cidade de SP).
Nossa decisão se baseou no fato de que diminuindo os pontos de vendas ilegais e  fazendo com que os filhotes fossem vendidos castrados, vacinados, microchipados e com nota fiscal, apenas em petshops, diminuimos também as compras por impulso, as cruzas por qualquer um que adquire um filhote, e por consequencia diminui se também o abandono e os maus tratos.

FEIRAS ILEGAIS

 
Para os que não sabem, ou chegaram agora há pouco na proteção, já conseguimos fazer com que inúmeras feiras de venda de filhotes fossem desativadas na cidade de SP. Algumas delas tradicionais (Av. Bandeirantes, cerca de 5 pontos) e que aconteciam há muitos anos, outras que estavam apenas no inicio (Cobasi Aeroporto/ Chacára Flora). Outras ainda não foram desativadas totalmente (Cobasi Lapa), porém seguimos denunciando e pressionando a Subprefeitura da Lapa para que não esmoureça na fiscalização.

PETSHOPS

O CCZ/SP vem  cumprindo com as fiscalizações sempre que encaminhamos as denuncias de petshops irregulares corretamente com nome do estabelecimento, endereço e fazemos um pequeno relato do que está ocorrendo no local que pretendemos que seja fiscalizado (se conseguir provas como um cartão da loja com detalhes sobre como são vendidos os filhotes ou fotos, também podem ser encaminhados).Diversos casos de estabelecimentos que mantinham filhotes em situação de maus tratos também tem sido fiscalizados e punidos.Muitos petshops precisam ser vistoriados e  multados mais de uma vez. Temos alguns casos de estabelecimentos dentro de shopping center classe A que levamos 2 anos para conseguir que fosse multado mas não desistimos. Nossa insistencia tem que fazer frente à deles.Alguns se enquadram ou deixam de vender filhotes logo na primeira vez em que são pegos fora da lei 14483/07. Outros mesmo após sofrerem apreensões de filhotes insistem em continuar fora da lei e a gente insiste em denunciá-los. 

Porém para que um estabelecimento ou feira ilegal seja fiscalizado, é importante que a denuncia não seja jogada/divulgada públicamente nas listas de proteção ou redes sociais. Hoje nós não temos controle de quem partilha essas informações na internet conosco. Toda denuncia deve ser encaminhada e cobrada das autoridades à quem compete fiscalizar e punir os infratores.

 Para quem ainda não conhece a lei 14483/07
 
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/710301/lei-14483-07-sao-paulo-sp
 
Izolina Ribeiro
EsquadrãoPet
twitter.com/izolinaribeiro
www.facebook.com/#!/izolina.ribeiro
Sómente com leis fortes e politicas públicas adequadas,
é que avançaremos para um futuro melhor para os nossos animais.
Defendemos e apoiamos a lei 14483/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário