segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MOBILIZAÇÃO HISTÓRICA EM DEFESA DOS ANIMAIS-CRUELDADE NUNCA MAIS

Em mobilização histórica, o Brasil foi às ruas em defesa dos animais. O protesto ocorreu hoje (22.01), simultaneamente, em mais de 170 cidades do País. Milhares de cidadãos e ONGs ouviram o chamado do movimento pacífico "Crueldade Nunca Mais" que reivindica justiça aos animais vítimas de maus-tratos. Cansados de tanta impunidade, o grupo em uma só voz exige a penalização correta e efetiva aos que cometem crime contra um animal. Em São José dos Campos, cerca de 500 pessoas participaram do evento organizado na cidade pela protetora independente, Marilu Godoi.

A concentração foi na frente do Parque Municipal Roberto Burle Marx. De lá, ONGs de proteção animal, estudantes, professores universitários, trabalhadores, famílias, crianças, simpatizantes da causa animal e até um ativista dos USA, seguiram em direção ao centro da cidade. No caminho, as pessoas nas janelas e nas sacadas dos prédios aplaudiam em sinal de aprovação à iniciativa. Alguns vieram se unir à marcha. Os carros, caminhões e ônibus que passavam ao lado respondiam com buzinaço e gestos de apoio à mobilização. Alguns protetores de animais, testemunhas oculares do cenário de brutalidade diária impetrada aos seres mais frágeis, se emocionaram e choraram em certos momentos. O carro de som foi enfeitado de balões pretos. Ao contrário do resto do País que saiu de branco pelas ruas, em São José dos Campos a cor da camiseta foi a preta em sinal de luto pelas vítimas.
O encerramento da passeata foi em frente à Câmara Municipal da cidade, onde algumas lideranças pegaram o microfone para transmitir sua mensagem. A protetora Marilu Godoi ressaltou a importância da continuidade da mobilização. "Este é apenas o primeiro passo, temos que obter mais de 1 milhão de assinaturas para uma petição pública e o trabalho de conscientização das pessoas em relação à guarda responsável deve ser permanente". As ONGs OPAR e ABB (foto acima, à esquerda) empunhavam cartazes com o alerta sobre a importância de se denunciar crimes desta natureza. Em SJC, as denúncias podem ser feitas na 2a Delegacia de Polícia, com o delegado Fábio Joaquim, pelo fone (12) 3921-2112. Denúncias anônimas são aceitas pelo 197.

Os cockers Norbu & Shanti ficaram em casa, mas foram representados pelos seus humanos de estimação (na foto acima, à direita, com Marilu). Este site abomina qualquer tipo de abuso e defende a ideia de que os animais não-humanos devam ter também seus direitos reconhecidos. Tutores de orelhudos que participam dos Encontros de Cockers da cidade, como o casal Carlos e Eliane (Ohana), estiveram no ato público. Veja abaixo, algumas imagens deste dia que entrará para a história como o dia em que o Brasil se levantou em defesa dos direitos dos animais.  

Fotos: Irapuan Rodrigues e Elenice Dueñas.





Fonte: Norbu & Shanti

Um comentário: