terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PINHEIRINHO- ELENICE DUEÑAS

Notícias : Pinheirinho: cães e gatos precisam de um lar
Enviado por Elenice Dueñas em 06/02/2012 02:48:06 (93 leiturasNotícias do mesmo autor
Muitos cães e gatos ainda perambulam pelo o que um dia foi a comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Vidas interrompidas, famílias em situação precária e animais famintos, precisando assim como as pessoas iniciarem do zero (como o lindo gatinho, na foto ao lado). A maioria está doente e  magra. As ONGs, protetores independentes e voluntários estão fazendo o que podem, mas a tragédia no local é de um tamanho sem precedentes. O momento é de unir esforços. "Precisamos de pessoas que tenham condições de adotar estes animais ou sejam hospedeiros temporários", apelou a protetora independente Marilu Godoi.

Até ontem (05.02), quinze dias após o despejo das famílias da área com 1,3 milhão de m2, a ação do poder público no auxílio aos animais se mostra tímida e vagarosa diante da tragédia criada naquele terreno. Os dados oficiais apontam que 240 animais foram recolhidos a um abrigo particular, número contrastante diante das estimativas dos protetores de que cerca de 600 animais ainda precisam ser socorridos. Sensibilizados pela barbárie, a ONG Cão Sem Dono passou a semana na cidade. A advogada da organização, dra. Maria Aparecida Sequeira, agilizou pedidos de explicação aos órgãos responsáveis e seu apelo foi ouvido. O juíz da 2a Vara da Fazenda Pública estipulou, na sexta-feira (03.02), prazo de 72 horas para a prefeitura de São José dos Campos se manifestar e explicar o que está fazendo pelos animais do Pinheirinho. O prazo expira hoje (06.02). O diretor de comunicação da entidade, Vicente Define Neto (foto à esquerda, junto com Marilu Godoi), acompanha hoje o desenrolar das ações. "O que devemos fazer é responsabilizar os reais culpados por tudo isso, que é o governo", sentenciou. Além disto, outras ações foram tomadas pela Cão Sem Dono no decorrer da semana passada e aguardam decisões.
Os protetores armaram uma tenda improvisada em meio aos escombros para dar sombra, água e comida aos animais, mas não sabem até quando a permanência deles será admitida no local.
A equipe do site Norbu & Shanti levou, ontem (05.02), ração, vermífugo e algumas coleiras Scalibur para os cães (foto à direita, cachorrinha para adoção usando a coleira anti-pulga que previne ainda contra carrapato e o mosquito da leishmaniose). No entanto, só vendo com os próprios olhos o potencial destrutivo do ser humano. Ontem, o calor foi intenso e os animais se refugiavam sob as ruínas para escapar do sol escaldante. Enquanto estávamos lá, surgiram alguns focos de incêndio que foram controlados pela segurança do local. Abaixo, alguns focinhos que aguardam uma chance de serem felizes e o cenário estarrecedor. Fotos: Elenice Dueñas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário