quinta-feira, 24 de maio de 2012

Tripoli e Kassab anunciam o primeiro hospital público para cães e gatos


Animais
Qua, 23 de Maio de 2012 17:19
Prefeito Kassab assina protocolo com a Anclivepa-SP e edita Decreto criando uma Coordenadoria de Animais na Secretaria da Saúde
Concretizando uma antiga demanda do movimento de proteção animal e do vereador Roberto Tripoli (PV), o Prefeito Gilberto Kassab assinou protocolo com a Anclivepa-SP (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – São Paulo) visando a implantação do primeiro hospital público de cães e gatos na cidade, em solenidade realizada no Centro de Controle de Zoonoses, na manhã de 23 de maio de 2012.

Vereador Tripoli e o Prefeito Kassab
 O prefeito ainda conheceu todas as dependências do CCZ, acompanhado do vereador Tripoli, que frisou o ineditismo da visita, além do secretário da Saúde Januário Montone, a gerente do órgão, Ana Claudia Mori e a diretora de Covisa, Inez Romano.
Kassab ainda assinou o decreto a ser publicado nesta quinta-feira, criando a Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, que deve ser subordinada diretamente ao gabinete do Secretário da Saúde.
Vereador colocou a verba no orçamento
Como se recorda, o vereador Tripoli conseguiu 10 milhões de Reais no orçamento de 2012 para a implantação do hospital público e vem lutando nos últimos meses para concretizar essa fundamental conquista. E, finalmente, foi encontrado o caminho para implantar o equipamento de forma mais rápida, através de um convênio com a Anclivepa-SP. O secretário da Saúde, Januário Montone, afirmou que até a próxima semana o convênio estará assinado.
Tripoli emocionou-se no evento, ao afirmar que “humanos e animais tem os mesmos sentimentos e dores, diferindo somente na forma de se comunicar e merece respaldo e cuidados, inclusive do poder público, com atendimento veterinário gratuito”. O vereador agradeceu ainda à sensibilidade do prefeito Kassab de ousar e lançar esse serviço hospitalar pioneiro no país.

Ana Cláudia Mori, Kassab e Tripoli
Kassab elogia atuação de Tripoli
Já o prefeito Gilberto Kassab iniciou seu discurso afirmando que precisava homenagear o vereador Tripoli, pois “poucos setores tem um representante tão estimado e tão atuante como é Tripoli para proteção animal”. Kassab afirmou “admirar a persistência e a obstinação do vereador em defesa dos animais”.
“Tripoli tem um plano diretor na cabeça a favor dos animais – afirmou Kassab - e tem conhecimento de causa, além de ser extremamente articulado com o Executivo e com o Legislativo, com todos os outros vereadores”. Essa forma de atuação do vereador, segundo Kassab, “é muito gratificante, pois quando ele chega com uma nova proposta para os animais, já sabemos que é para melhorar o atendimento, para somar. E sabemos que a proposta vai se consolidar, pois a obstinação do Tripoli pelos animais é extraordinária”.
O secretário Januário Montone anunciou o lançamento da Coordenadoria Especial de Proteção aos Animais que terá orçamento proveniente de verbas municipais, e não do SUS. Lembrou que 20% do orçamento municipal são destinados à área da Saúde e portanto os programas envolvendo animais domésticos serão financiados com recursos municipais.

Montone, Tripoli, Kassab, Grassi, Toscano, Alves e Prata
 Núcleo de Bem-Estar será retomado
E outra notícia muito esperada foi anunciada por Montone: ainda este ano serão retomadas as obras do Núcleo de Bem-Estar Animal que vem sendo construído no terreno do CCZ, paralisadas quando a empresa vencedora da concorrência abandonou o serviço ano passado. Agora, será feita nova licitação.
E Montone confessou ter uma esperança: de convencer a população de que a guarda responsável de cães e gatos é uma questão de cidadania, lembrando que não tem mais cabimento a cidade assistir ao abandono.
Participaram do evento, como representantes da proteção animal, Sonia Fonseca, presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal; Marco Ciampi, da Arca Brasil; Guilherme Carvalho, da Humane Society International; Miriam Cabral, da APAA; e Nina Rosa Jacob, do Instituto Nina Rosa. E, pela Anclivepa, os médicos veterinários Wilson Grassi, Leandro Alves, Cauê Toscano e Denis Prata, todos da diretoria da entidade.
(Texto e fotos: Regina Macedo, jornalista ambiental)

3 comentários:

  1. parabens, ja conquistou meu voto.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente um pouco de dignidade a nossos animais!!! Na hora de votar, lembrarei disto!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz com a notícia, espero que tenhamos um Hospital Público aqui no RJ também.
    Parabéns !

    ResponderExcluir