terça-feira, 19 de junho de 2012

CÃO IDOSO,E AGORA ...


E AGORA... 
Seu amigo lhe deu anos de alegria, porém, já não é mais aquele filhote ativo e cheio de energia que era antes. Já não corre mais tão rápido, cansa com facilidade, está mal humorado e não enxerga mais tão bem. A velhice chegou, e seu amigão entrou na terceira idade. Começa então a fase mais delicada e especial para nossos animais, pois é o momento em que eles mais precisam de carinho, amor e atenção. Porém, muitos cães e gatos são cruelmente dispensados por não serem mais jovens e saudáveis. Acabam em abrigos, lares provisórios, ou pior: são jogados nas ruas para que acabem seus dias abandonados e desprezados pelas únicas pessoas que amaram durante sua vida toda. Esse tipo de atitude caracteriza abandono e maus tratos, e é crime previsto em lei. Animais idosos têm o direito de receberem cuidados especiais e proteção até o final de sua vida.


Devem receber alimentação específica para a idade, passar por consultas veterinárias e exames periódicos a fim de diagnosticar e tratar precocemente os vários problemas que podem ir surgindo com o tempo. Devem ser tratados com carinho, paciência, respeito e consideração, pois já não caminham, ouvem e enxergam como antes, e muitas vezes necessitam de auxílio para se locomoverem e fazerem suas necessidades. Não devem ser abandonados jamais à própria sorte, nem serem punidos por problemas comportamentais originados pela velhice. E no fim de sua vida, precisam ser respeitados e privados de qualquer dor e desconforto, tendo seu sofrimento amenizado para que possam morrer dignamente ao lado de sua família.


E quando finalmente o momento da partida chegar, não feche os olhos e não dê as costas. Sua presença é importante para que seu amigo transcenda o plano terreno com segurança e tranquilidade. Fique ao lado dele até o final, tocando-o e acalentando-o, afinal, ninguém gosta de partir sozinho. E quando ele se for, você terá ganhado um anjo, talvez o mais lindo de todo o céu. Seu animal amado afastou-se de você e aproximou-se de Deus, segue e evolui, brilhando cada vez mais forte na imensidão do espaço. E mesmo que a distância física pareça infinita, não chore! Seu anjo estará sempre lhe cuidando e lhe protegendo, bem pertinho, dentro do seu coração. Ele estará em harmonia e plena felicidade, no lugar mais lindo se todo o céu: a Ponte do Arco-Íris.( por Silvia Schultz - MV)
http://www.portalnossomundo.com/site/guarda-responsavel/terceira-idade.html

FIQUE ATENTO A ESSES SINAIS:



- Dor ao levantar e deitar (ele pode estar com Displasia,Artrose...)
- Desorientação ( a visão pode estar comprometida é comum a Catarata )
- Não vem quando chama seu nome (já cogitou que pode estar perdendo a audição?)
- Urina fora do lugar (é comum nos idosos a Incontinência Urinária)
- "Preguiça" ,já não sobe escada ou sai correndo na sua frente? (Pode ser sinal de dor,estar com sobre peso...tumores,problemas ósseos,Diabetes,devem ser investigados)

Se você tiver um cão idoso, esta matéria o ajudará a entender suas necessidades especiais, para que permaneça saudável durante sua velhice.

Cães idosos tem necessidades especiais

Seus corpos estão começando a ficar mais lentos e o desgaste da vida começa a aparecer. A vida de cães pode variar muito, dependendo da raça, embora outros fatores também influam. Um bom início na vida "com cuidados e nutrição corretos enquanto o animal ainda é um jovem adulto" terá bons resultados quando chegar à velhice.

Estando com seu animal todos os dias, pode ser que não perceba a idade chegando. Com um pouco de cuidado extra, você fará com que seu cão viva confortavelmente e com visitas regulares ao veterinário, ele pode viver relativamente saudável até próximo do fim.

Quando estiver com cerca de 8 ou 9 anos, é provável que comece a envelhecer. Raças gigantes podem ser consideradas velhas quando chegarem a cerca de 8 anos, enquanto cães sem raça definida podem viver até 15 anos ou mais. (veja tabela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário