sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

BAIRRO DE SJCAMPOS VIRA DEPÓSITO DE CÃES ABANDONADOS


05/12/2012 18h43 

Cachorros são deixados em área de construção em bairro da zona sul.

Centro de Zoonoses orienta população e disponibiliza animais para adoção.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Uma área em construção no bairro Vale dos Pinheiros, em São José dos Campos, vem se transformando em um local onde animais são abandonados. Maria Aparecida, moradora do bairro, diz que é comum ver carros parando para abandonar os cachorros.
“O pessoal trata, porque tem dó. Eles não têm culpa. E agora surgiu que eles estão com muita sarna, foram duas crias no total de 11 cachorrinhos. Muita pulga e carrapato subindo pelo muro. Nós temos um cachorro que às vezes fica aqui, também tendo que tomar o maior cuidado com a calçada para não entrar”, conta.
Nem todos os cães que estão perambulando pelas ruas são recolhidos pela prefeitura de São José dos Campos. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem capacidade para 110 animais e está lotado. Uma ala foi construída especialmente para receber os animais que vieram da reintegração de posse do Pinheirinho. Na época, eram 200.
A veterinária do centro, Marjorie de Oliveira explica quando o animal pode ser levado para o local. “Os animais trazidos para o CCZ são aqueles que, de alguma maneira, foram considerados de risco para a população. Então a partir daí esses animais vem pra cá, são tratados, castrados também e depois de um processo de avaliação são liberados para doação. Animais doentes, que estão em sofrimento, são uma das prioridades do nosso atendimento”, explica a veterinária.
No local ficam os animais que foram recolhidos na rua pela equipe do CCZ ou pelos bombeiros. Cachorros atropelados, doentes, que vieram de todas as regiões da cidade. Uma lei estadual proíbe que animais saudáveis sejam sacrificados, mas prevê a castração em massa. “A lei estadual prevê uma castração desses animais de comunidades, aqueles animais que, de alguma maneira, são cuidados pela população, mas não são domiciliados. E nós temos aí, em breve, a entrega do centro cirúrgico que vai ter condições de fazer uma castração de rotina para esses animais”, disse Marjorie.
Os animais do Centro de Zoonoses de São José podem ser adotados, mas a direção do local reforça que não faz consultas, nem cirurgias e só recolhe animais que oferecem risco à população ou que estão doentes. O contato pode ser feito através do telefone 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário