segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SJCAMPOS - Urbam admite erro por jogar lixo hospitalar no Vidoca


Nossa Região
December 1, 2012 

Lixo hospitalar na rua Foto: Marcelo Caltabiano

Lixo hospitalar na rua Foto: Marcelo Caltabiano
Empresa diz que falha em caminhão provocou despejo de lixo na avenida; hospital pede explicações
Paula Maria Prado
São José dos Campos
A Urbam (Urbanizadora Municipal) admitiu ontem à noite a responsabilidade pelo despejo irregular de lixo hospitalar que ocorreu pela manhã na avenida Jorge Zarur, próximo ao córrego do Vidoca, no bairro Colinas, na zona oeste da cidade. 
De acordo com a empresa municipal, uma falha mecânica impediu o fechamento do caminhão responsável pela coleta. O veículo deveria trafegar totalmente fechado, no entanto, após um problema mecânico, teria sido utilizado com o compartimento de lixo aberto, por decisão dos funcionários que o operavam no momento.
A direção da Urbam não teria sido consultada nem comunicada sobre a falha.
Quem passou pelo local no final da manhã observou luvas descartáveis, máscaras cirúrgicas, embalagens de remédios, gases, bolsa de colostomia e até documentos médicos rasgados. 

O material pertencia ao hospital Vivalle, no Urbanova, também zona oeste. 
Logo após ter sido comunicado do descarte, o hospital enviou uma equipe de limpeza à área. Todo o lixo foi recolhido ontem mesmo e, na sequência, o hospital fez uma notificação à Urbam.
Coleta. 
A Urbam informou em nota que realiza a coleta de lixo diariamente no hospital Vivalle no período da manhã. Ainda segundo informou o órgão, a coleta é feita em veículo específico para este fim.
O órgão também enviou uma equipe ao local, mas o lixo já havia sido recolhido. 
Perigo. 
De acordo com a Urbam, todo lixo hospitalar é considerado resíduo contaminado e pode trazer riscos à saúde da população. 
Para que o lixo seja recolhido, hospitais e clínicas de saúde precisam ter abrigo fechado e lacrado para este fim. Além disso, precisa ser colocado em sacos brancos.
Revolta. 
O lixo espalhado pela via e pelo canteiro revoltou os moradores de condomínios vizinhos do local. 
 Entenda o caso 
Denúncia
Resíduo
Moradores denunciam o despejo irregular de lixo hospitalar na avenida Jorge Zarur, na zona oeste de São José
Perigo
LixoForam encontrados máscaras cirúrgicas, luvas descartáveis, gases, uma bolsa de colostomia e documentos médicos
Responsabilidade 
Embate 
 O VALE verificou que o lixo descartado era do Vivalle. A Urbam admitiu a responsabilidade pela falha, informou que houve uma falha no caminhão que deveria trafegar somente fechado. Sem comunicar a direção da Urbam, os funcionários teriam feito o transporte do lixo com o veículo aberto
 Hospital quer mais fiscalização
São José dos Campos
O hospital Vivalle irá se reunir com a Urbam (Urbanizadora Municipal) para entender o que aconteceu em relação ao lixo hospitalar encontrado na avenida Jorge Zarur.
"Em dez anos de parceria, nunca aconteceu isso. A Urbam sempre nos prestou um serviço de excelência", afirmou Fernando Peri, proprietário do hospital. "Fomos pegos de surpresa", disse.
Segundo ele, com a ocorrência, a partir de agora, a vistoria dos procedimentos de coleta do material descartado pelo hospital será mais criteriosa.
"Temos um plano rigoroso de gerenciamento de resíduo. Queremos tomar todos os cuidados necessários e, se preciso, fazer um plano de ação conjunto para que não ocorra mais o problema", afirmou. "Fico feliz que ela tenha assumido a responsabilidade pelo lixo descartado. O que não pode acontecer é uma empresa municipal estragar uma imagem que construímos com muito trabalho", disse. 
Papelada. 

Sobre os documentos e materiais encontrados com nomes de pacientes, Perin afirmou que se trata de um procedimento hospitalar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário