quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Castramóvel' vai esterilizar 2.000 cães e gatos em São José

ESPERO QUE ESSE CASTRAMÓVEL NÃO SEJA MAIS UMA OBRA ELEITOREIRA.
OS ANIMAIS PEDEM SOCORRO E RESPEITO.
BASTA DE UM PODER PÚBLICO OMISSO EM RELAÇÃO A ESSA CAUSA.
Marilu Godoi

REGIAO
January 1, 2014 - 08:28
'Castramóvel' vai esterilizar 2.000 cães e gatos em São José

Esta é a meta para o primeiro semestre deste ano; programa será realizado por meio de convênio com o governo do Estado

Xandu Alves
São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos pretende castrar cerca de 2.000 animais cães e gatos no primeiro semestre de 2014.
A medida integra um convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que vai liberar recursos para a compra de um trailer adaptado para castrar animais, apelidado de 'Castramóvel'.
O veículo custa cerca de R$ 300 mil e permitirá a castração de animais em qualquer bairro de São José. Os pontos prioritários serão os bairros com maior incidência de animais abandonados ou soltos nas ruas, além de famílias de baixa renda.

Exigência.
Para oficializar o convênio, a Câmara de São José aprovou em novembro do ano passado um projeto que autoriza a prefeitura a criar o Programa Municipal de Castração Móvel. Trata-se de exigência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para liberar a verba para comprar o Castramóvel.
Segundo o vereador Valdir Alvarenga (SDD), autor do projeto, a meta é castrar até 600 animais por mês, atingindo cerca de 2.000 no primeiro semestre de 2014. "Acreditamos que o Castramóvel seja capaz de fazer até 30 cirurgias por dia, todas gratuitas. É uma meta que permitirá castrar 2.000 animais no primeiro semestre de 2014, lembrando que São José castrou 1.200 animais nos últimos 16 anos."
Após a compra do Castramóvel, segundo Alvarenga, a Secretaria de Meio Ambiente de São José, que conduzirá o programa, escolherá uma ONG para administrar o veículo, o plano operacional e a seleção dos animais.

Prioridade.
A operação deve priorizar os animais machos, terá duração entre 15 e 20 minutos e não deve ser invasiva, o que diminui a chance de problemas pós-operatórios.
O trailer adaptado de nove metros de comprimento terá três divisões, contando com material cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória e balança para pesagem dos animais, além de equipamentos para atender os bichos que tiverem alguma reação à cirurgia.
O programa de castração móvel foi bem recebido por ambientalistas e militantes de entidades que defendem os animais. Ambientalista e protetora de animais, Marilu Godoi defendeu que o programa faça mutirões com o Castramóvel em um único bairro até que toda a população de animais de estimação, principalmente os abandonados e que vivem soltos, seja atendida.
"É mais eficiente dessa forma, imunizando uma grande população. Caso contrário, em poucos meses, os animais que não foram castrados conseguem se reproduzir e o programa não atenderá as metas".

Prefeitura.
A Secretaria de Meio Ambiente de São José informou que "vai iniciar um processo de análise de como viabilizar a vinda deste recurso pelo governo estadual", além de levantar "todos os recursos necessários para estruturar e implantar o programa."

RAIO-X

Custo
R$ 300 mil é o custo estimado do Castramóvel

População
A cidade tem 90 mil cães e 30 mil gatos

Programa
A Câmara de São José aprovou a autorização para a prefeitura criar, em 2014, o Programa Municipal de Castração Móvel Meta Castrar 2.000 animais domésticos no primeiro semestre de 2014

Unidade
O veículo é adaptado com material cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais e pessoal técnico habilitado

Equipe
Cirurgião, anestesista e assistentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário