quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Prefeitura sanciona projeto que cria castração móvel de animais domésticos

Prefeitura Municipal de São José dos Campos

15/01/2014
Posse Responsável
Prefeitura sanciona projeto que cria castração móvel de animais domésticos
O prefeito de São José dos Campos sancionou a lei que autoriza a criação do Programa Municipal de Castração Móvel, destinado ao controle da população de animais domésticos na cidade, assim como a criação de parcerias com instituições de ensino veterinário e ONGs de proteção animal. A publicação foi feita esta semana no boletim do município.

Neste primeiro momento, o projeto conjunto das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente credenciará entidades, instituições e pessoas físicas interessadas em contribuir para o controle populacional de animais domésticos. A intenção é realizar nesta etapa cerca de 150 castrações por mês.

A segunda parte do programa prevê a utilização de um veículo equipado com toda a estrutura necessária para realizar inicialmente a castração de animais abandonados para depois atender a população interessada que possui baixa renda (até três salários mínimos). O veículo percorrerá a cidade e funcionará por meio de agendamento prévio e divulgação para o público. O trailer recebeu o apelido de “Castramóvel”.

A documentação necessária para a compra do veículo deve ser enviada em breve ao Governo Estadual, que após análise libera o recurso necessário. A previsão é que as duas frentes de trabalho (veículo e parcerias) estejam atuando juntas no segundo semestre de 2014.

O trailer adaptado de nove metros de comprimento terá três divisões, contando com material cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória e balança para pesagem dos animais, além de equipamentos para atender os bichos que tiverem alguma reação à cirurgia.
Acessado em 16/01/2014 através do endereçohttp://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=15875

Um comentário:

  1. 150 animais por mês??????????????????? Todo essa estrutura para castrar 6 ou 7 animais por dia???????????

    ResponderExcluir