quarta-feira, 15 de junho de 2011

ESTERILIZAÇÃO SIM, USO DE CONTRACEPTIVOS HORMONAIS NÃO

UIPA - Campanha para proibir fabricação e uso de anti-concepcionais hormonais para cadelas e gatas"ESTERILIZAÇÃO SIM, USO DE CONTRACEPTIVOS HORMONAIS NÃO"

Com bastante freqüência os médicos veterinários realizam cirurgias em cadelas e gatas com piometra em virtude da utilização de anti-concepcionais nesses animais como forma de controle de natalidade.

No dia 27.07.2010,  Portela, veterinário da UIPA- União Internacional Protetora dos Animais, operou uma cadela sem raça definida, de porte médio (foto abaixo) cujo útero estava de tamanho exageradamente aumentado e cheio de pus. Diante desse fato corriqueiro, tentei fazer uma campanha a nível nacional para que fosse proibido a fabricação de uso de anti-concepcionais para esses animais e ancaminhei para os protetores de animais daqui e para os da listas que participo em outros estados, pedindo ajuda para a campanha. Não encontrei guarida.

Em de outubro/2010, ingressei no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará, com um requerimento, solicitando que fosse adotada providências para que o Conselho Federal de Medicina Veterinária e o Ministério da Agricultura atendesse nossa solicitação.

O presidente do CRMV/CE, Dr. José Maria dos Santos Filho, ao receber o requerimento, submeteu-o a parecer Técnico do Conselheiro Efetivo Dr. Airton Alencar Araújo, Méd.. Veterinário, Doutor em Ciências da Vida pela Université François Rabellais de Tours (França) e professor da Faculdade de Veterinária do Ceará, que após um trabalho muito bem feito de várias páginas, com muitas referências bibliográficas de profissionais, na maioria do , emitiu um parecer favorável ao nosso pleito, no dia 26 de novembro de 2010, demonstrando os malefícios do uso do referido produto..

Transcrevo aqui a conclusão do parecer: “Sou favorável à solicitação da Uipa para que o CRMV/CE possa intermediar junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária e ao Ministério da Agricultura a proibição da fabricação e uso no território nacional de contraceptivos progestágenos, uma vez que seu uso pode ser substituído pela alternativa do método cirúrgico para esterilização de cadelas e gatas, conforme consta na resolução 962 de CFMV de 2010. É meu parecer, confirmando a asserção da Uipa: ESTERILIZAÇÃO SIM, USO DE CONTRACEPITIVOS HORMONAIS NÃO”.

Do CRMV/CE recebi um ofício comunicando que após ser analisado o parecer, na 29º |Sessão Plenária Ordinária do Conselho, por todos aprovado, e seguindo a legislação vigente encaminhou ao CFMV o parecer com o requerimento da Uipa, a fim de que adotasse providências para viabilizar a proibição da fabricação e uso em todo o território nacional de contraceptivos progestágenos, devendo ser substituído pelo método da esterilização, conforme solicitação da Uipa. 
Fonte  -  Geusa Leitão
Para informações com mais detalhes acesse jornal Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário