quarta-feira, 15 de junho de 2011

SAIBA TUDO SOBRE A CASTRAÇÃO

 


Saiba tudo sobre a castração de cães e gatos
Benefícios da Castração -
Lilian Rockenbach 
A cirurgia de esterilização é vista como o único meio de reduzir a população de animais abandonados e desta forma diminuir a transmissão de zoonoses (raiva), diminuir os acidentes de trânsito, evitar a morte dos animais que são recolhidos pela prefeitura.

Entendendo os benefícios que a castração traz para os animais

É comum o dono (tutor) se colocar no lugar do animal e imaginar que o animal sofrerá mutilação. A atividade “sexual” dos animais tem unicamente fins reprodutivos, que a fêmea só permite o acasalamento na fase ovulatória. O macho só tem libido quando a fêmea está no cio.

NAS FÊMEAS, os ciclos improdutivos ocasionam distúrbios comportamentais (gravidez psicológica), probabilidade de formação de cistos ovarianos e, a freqüência de tumores mamários é bastante significativa em cadelas não castradas. São rotinas em clínicas veterinárias cirurgias emergenciais em virtude de Piometra (infecção uterina com acúmulo de pus). Os hormônios reprodutivos são diabetogênicos. Não é incomum o aparecimento de diabetes em fêmeas tendo por causa primária os ciclos ovarianos.

A gravidez psicológica é bastante comum. Os sintomas são os mesmos da gravidez normal: falta de apetite no início e depois aumento, dilatação das mamas (em alguns casos secreção de leite), corrimento vaginal, útero palpável carência e vontade de ficar perto das pessoas, posse e proteção exagerada de alguns objetos e até mesmo comportamento agressivo por proteção maternal. Algumas constroem até mesmo ninhos para os filhotes. Os sintomas duram em torno de dois meses, o jeito é esperar e dar algum bichinho de pelúcia para que seja o seu filhote. Para prevenir, esterilizar as fêmeas.

A piometra é uma doença do útero, comum em cadelas e gatas não castradas. Para prevenir, esterilize seu animal.

O risco de desenvolvimento de tumor mamário é de 25% nas fêmeas em geral, e diminui para menos de 1% nas castradas.  Injeções para evitar gravidez (terapia estrogênica) aumentam muito o risco de tumor mamário.
Nunca use injeções para evitar gravidez em cachorra ou gato.  

A gravidez psicológica pode aumentar o aparecimento de lesões cancerígenas.

NOS MACHOS, o aumento de testosterona  aumenta a agressividade. Os animais fogem de casa para acasalar, brigam, agridem pessoas.
A hiperplasia benigna e maligna de próstata é uma patologia freqüente em cães a partir de seis anos, diminui muito com a castração. Tumores primários de testículo não existem em cães castrados.

A esterilização ajuda muito para manter o animal saudável.

Em todo o mundo, a população de cães e gatos aumenta. Os animais rejeitados são abandonados nas ruas, onde sofrem de fome, falta de abrigo e cuidado veterinário, além dos maus tratos e atropelamentos. A maioria morre de doenças, fome, sede e crueldades ou são friamente assassinados nos ccz (centro de controle de zoonoses) da prefeitura, para onde são levados animais quando alguém chama resgate público.

A prática de esterilização previne muito mais sofrimento e prejuízo do que são impostos aos animais pela esterilização. Lembre-se também de não comprar filhotes nos pets-shop ou canis.

Adote um animal de rua e assim você vai estar salvando sua vida e reduzindo a demanda das lojas e criadores de animais que são "fábricas de filhotes", apenas para ganhar dinheiro, sem nenhum respeito a vida, sem nenhuma consideração com o sofrimento brutal dos animais abandonados.

Castrar Animais é a Melhor Solução para acabar com o Abandono

Existem algumas maneiras de se lidar com o problema dos animais abandonados: - Você pode ignorá-los. Pode também chamar a carrocinha e se livrar rapidamente deles. Nestes dois casos, você os estará condenando à morte prematura e lhes tirando toda chance de serem felizes e de fazer alguém feliz. Ou pior ainda, os animais serão encaminhados para pesquisas, onde serão torturados lentamente e sem compaixão até a morte.
A outra possibilidade, a castração, deveria ser patrocinada pelo poder público que, infelizmente, não honra seu voto e nem seus impostos. Você, por outro lado, pode dedicar aos animais um pouco de seu tempo e encaminhá-los para uma vida digna. A castração é a única saída para evitarmos a proliferação dos animais abandonados. A castração é a única possibilidade viável de acabarmos com as mortes desnecessárias. 

O desrespeito das pessoas e do poder público para com os animais só será amenizado quando a quantidade de animais de rua diminuir de forma drástica. Hoje tornou-se natural nosso contato diário com a miséria e o abandono. 

Quando a miséria e a dor deixam de chocar as pessoas, pois o fato se tornou banal, só a diminuição do problema pode surtir algum efeito: quando as pessoas deixarem de ver animais morrendo pelas ruas o tempo todo, irão se chocar com casos esporádicos. E isto só poderá ocorrer se os animais forem castrados e pararem de procriar. Com o passar do tempo, os que permanecerem nas ruas irão morrer e não deixarão descendentes.


Temos que tentar fazer as pessoas compreenderem a necessidade de ter em casa somente animais castrados e de doar sempre animais castrados. Esta é a única saída para o problema do abandono e do excesso populacional. 

Para que a medida seja ainda mais eficaz, devemos também ensinar as vantagens da castração de um animal: ele ficará livre de várias doenças e terá uma vida muito mais longa e saudável. Ela ainda impede fugas e atropelamentos de machos que fogem atrás de fêmeas no cio: 90% dos animais que se extraviam não são castrados. 



Você, que é cidadão consciente e não perdeu o respeito pela vida, poderá abrigar estes animais por breve período enquanto procura um lar para acolhê-los. Além do prazer que é cuidar de um animal, você também se sentirá gratificado por haver salvo uma vida. Com isto, você estará diminuindo o problema do abandono, encontrado uma saída para animais sem nenhuma chance e contribuindo para a valorização da vida e de valores éticos que não têm preço. 


Não se omita, sempre que puder, castre um animal e salve uma vida.

CASTRAR É UM ATO DE AMOR  !!!!!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário