segunda-feira, 25 de julho de 2011

Grupo Bichos Terapeutas no caminho da Terapia Assistida por Animais em São José dos Campos

Por Juliana Pereira Lisboa Paiva, Zootecnista e membro do grupo

O grupo “Bichos Terapeutas” é composto por voluntários e desde agosto de 2007 realiza visitas em instituições com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas através da Terapia Assistida por Animais (atividades que usam animais como recursos terapêuticos),que se baseia no princípio dos benefícios que a interação animal-pessoa podem trazer, tais como:recuperação da auto-estima, responsabilidade, valorização do ser humano, motivação, recreação,estímulos sensoriais, carinho e amizade.
A técnica é utilizada com sucesso em países como Estados Unidos e Canadá,onde os animais são parte importante na recuperação de pessoas internadas em hospitais, moradores de asilos, orfanatos e pessoas portadoras de necessidades especiais.
O contato com o animal proporciona a liberação de serotonina, melhorando o humor, ao mesmo tempo diminui a liberação de cortisol, diminuindo a ansiedade e proporcionando sensação de aceitação e bem-estar. A terapia é especialmente indicada no tratamento da depressão,síndrome do pânico, insônia, dificuldades cognitivas, autismo e em situações de estresse e ansiedade. Pode atuar como coadjuvante em exercícios que envolvam coordenação motora e aprendizado.
O animal torna-se um amigo e confidente da pessoa atendida, que a aceita sem preconceitos e entende a condição dela, oferecendo um amor incondicional, sem cobranças e sem exigências. O animal é capaz de fazer a pessoa se abrir ao mundo, encarar desafios e aceitar a própria condição, pois tudo que ele quer é um carinho e um sorriso.

Nosso trabalho

O grupo atendia em torno de 60 idosos, de três instituições de São José dos Campos: Sanatório Maria Imaculada (15 senhoras),Recanto São João de Deus (25 pessoas) e casa Vó Laura (22 pessoas).
Trabalhamos com 6 animais devidamente treinados: 3 cães,2 calopsitas, 1 coelho. Compõe a equipe um total de 8 voluntários, alunos de fisioterapia e a nossa querida Marilu da área de proteção animal, que gentilmente cedeu os cães e participava conosco nos atendimentos, além de profissionais da área da saúde (2 terapeutas ocupacionais, 2 assistentes sociais e 1 psicóloga) e animal (1 zootecnista). Os profissionais acompanham todos os atendimentos e são responsáveis pela conduta com cada paciente. Todo animal participante precisa estar em dia com a saúde, passar pelo treinamento de socialização e obediência e ser acompanhado periodicamente por veterinários.Os animais trabalham no seu ritmo, onde a equipe está sempre atenta aos sinais de cansaço que eles podem apresentar, sendo muito importante trabalhar respeitando o limite dos animais.
Realizávamos 1 visita por local, com duração de 1hora, todas as terças e quintas, das14:00 às 15:00 horas.
O Grupo pretendia estender o número de instituições atendidas, porém, precisa de mais voluntários e de recursos como transporte.

3 comentários:

  1. Bom dia Marilu. Gostaria de saber se esse grupo continua trabalhando com terapia com animais e o que é preciso para cadastrar um cachorro para participar do programa. Ele é um cocker de dois anos, muito dócil e carinhoso. Só não é adestrado.
    Obrigada
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia,demos uma parada com os atendimentos pois a Juliana por motivos pessoais precisou se afastar,mas assim que tudo estiver resolvido pretendemos voltar com os atendimentos nos asilos.

    ResponderExcluir