24/08/2011 - 12:55 - Por Cristal
23 de agosto de 2011 foi um dia histórico no processo de aprendizagem pelo qual passa o movimento brasileiro de defesa dos Direitos Animais.
Aprendemos ontem, após a triste notícia da morte de um bebê bovino em Barretos, que quando trabalhamos juntos somos muito mais eficientes!!!
O Twitaço de ontem foi de longe o mais bem-sucedido dos Twitaços Vegs que fizemos até então.
No evento criado por Nilza Braga no Facebook para a divulgação da manifestação digital proposta pelo Vegtemas, mais de 570 pessoas confirmaram presença. Isto já era um forte indício de que o Twitaço seria quente! Mas aí veio a surpresa: subimos ao topo dos TTs nada menos que cinco horas antes do momento combinado para o início da manifestação digital e permanecemos durante a maior parte do dia no topo dos assuntos mais comentados do Brasil no microblog.
O volume de mensagens de protesto contra os rodeios foi imenso. Centenas de pessoas participaram da manifestação e milhares de outras pessoas, entre famosos e anônimos, apoiaram postando em seus perfis frases de repúdio a esse tipo de “festividade”.
Uma tag de oposição ao nosso movimento, a #amorodeio, foi criada, mas em nenhum momento superou o volume gigantesco de mensagens postadas pelos defensores dos Direitos Animais.
Um usuário do microblog brincou com a existência de duas tags antagônicas nos TTs dizendo “tá rolando um Twitter Fight #odeioRodeio VS #amorodeio” , em referência ao conhecido game Street Fighter. Mas quem estava participando do Twitaço sabe que não foi bem assim… Por trás da tag #OdeioRodeio havia defensores dos Direitos Animais, jornalistas, pessoas famosas, e milhares de anônimos conscientes que deram uma força enorme ao nosso movimento. Por outro lado, defendendo a tag #amorodeio – que foi interpretada por muitos usuários desavisados como #AmorOdeio, ou seja “odeio o amor” – estavam, em sua maioria, pessoas que gostam de ir aos shows que acontecem paralelamente aos rodeios nessas festividades.
O fato é que em muitos locais a festa inteira é chamada de rodeio. E outro fato importante é que em muitas cidades do interior estas festas representam uma das poucas opções de lazer dessas pessoas. Por isso, ao perceber essa questão semântica do dito “Twitter Fight”, os ativistas fizeram questão de esclarecer: “não somos contra a festa, não somos contra o show, somos contra a exploração animal que ocorre no rodeio em si”.
Além dos jovens que reivindicavam a continuidade das festas em suas cidades, a tag #amorodeio era mantida ainda por duplas sertanejas de pouca expressão nacional, e, pasme: ativistas pelos Direitos Animais que usavam a tag lado a lado com a nossa #OdeioRodeio para expor seus argumentos ao pessoal do outro grupo e tentar dialogar.
Isso mesmo… no final da noite, mais da metade das menções a “Amo Rodeio” eram dos próprios ativistas dizendo coisas do tipo “você que diz #AmoRodeio já parou para pensar no sofrimento que isso causa a esses animais? Eu #OdeioRodeio” .
Por tudo isso, não é exagero dizer que não se tratou de um “Twitter Fight” e sim de uma belíssima ação de protesto e mobilização da opinião pública.
A visibilidade que o topo de um TT dá ao movimento é imensurável! Só para citar um exemplo, o site VegTemas teve ontem o maior número de acessos de todos os tempos. E vale lembrar, ainda, que várias grifes deixaram de comercializar peles de animais após Twitaços Vegs que tiveram muito menos visibilidade que este último.
Outra lição importante que aprendemos ontem é que nem sempre poderemos contar com publicações na imprensa. Afinal, nos Twitaços que fizemos contra o comércio de peles, alcançamos uma movimentação muito menor no Twitter e uma veiculação muito maior na imprensa.
Pouquíssimas matérias sobre o assunto foram veiculadas na imprensa. O portal Terra publicou um texto médio, a Globo.com publicou um texto extremante curto dentro uma matéria que falava sobre outro assunto, e o Portogente publicou uma matéria interessante, expondo os argumentos que sustentam a oposição à prática dos rodeios.
Se o silêncio da grande mídia em relação ao que houve ontem no Twitter já despertava uma certa desconfiança, o descontentamento maior veio no final da noite quando o portal R7 da Rede Record soltou uma matéria extremamente tendenciosa deturpando os fatos e dando destaque à tag que esteve durante toda a noite em segundo lugar. Eles chegaram a afirmar que Rita Lee e Lobão (com 295.920 e 134.942 seguidores respectivamente) estavam nadando contra a maré ao se posicionarem contra os rodeios. Por outro lado o R7 induzia à interpretação de que duplas como Maria Cecilia e Rodolfo ou Michel Teló e Eduardo Costa eram a representação da maré, ignorando completamente os números do Twitter que explicitavam exatamente o oposto.
É importante salientar que os ativistas pelos Direitos Animais não devem desanimar face o silêncio da imprensa em relação à nossa manifestação. O fato de eles terem optado por não publicar não significa que eles não tenham visto. Eles viram! Todos viram! Agora todos já sabem que um número enorme de pessoas têm uma imagem negativa dos rodeios. E podemos ter certeza que isso conta muito para as empresas patrocinadoras!!!!
Como tuitou o jornalista André Trigueiro, “O que significa a tag #odeiorodeio liderar os TTs? No mínimo, motivo de preocupação para quem patrocina rodeios…”

Como foi que esse Twitaço deu tão certo?

O Twitaço deu tão certo porque nós, os ativistas pelos Direitos Animais, estamos aprendo a trabalhar em equipe, lutando pela nossa causa comum!
Todos os que postaram no Twitter, divulgaram no Facebook, por e-mail, em seus blogs e sites merecem congratulações.
Contudo, algumas pessoas realizaram ações que foram determinantes para o resultado atingido. Vou procurar mencionar algumas delas:
  • Fábio Chaves publicou matéria sobre o Twitaço em seu movimentadíssimo site, o Vista-se.
  • O site O Grito do Bicho, também bastante movimentado, ajudou a divulgar.
  • Nilza Braga criou um evento no Facebook para convidar as pessoas a participarem do Twitaço. Mais de 5.000 pessoas foram convidadas e cerca de 570 confirmaram presença.
  • Bete Vieira, a @BeteVieiraSC , mandou um convite pelo Twitter para a cantora Rita Lee.
  • Rita Lee retuitou manualmente o convite da Bete e apresentou a tag para os seus 295.920 seguidores. Isso provavelmente explica que a tag tenha subido aos TTs cerca de 5 horas antes do horário combinado para a manifestação :D
  • Diversas pessoas divulgaram em seus sites e blogs… tivemos acessos vindos dos seguintes sites e blogs:
http://www.nacionalcowboy.com/ (matéria contrária à nossa manifestação)
Além do Facebook, Twitter, Orkut e e-mails de diversos voluntários que se empenharam fortemente em divulgar a ação!
  • As ONGs e grupos ativistas mais conhecidos que participaram da manifestação e/ou divulgação pelo Twitter foram:
@ANDAnews
@Bope_Animal
@ColetivoVIDA
@gaepoa
@GrupoUla
@OlharAnimal
@PEAbrasil
@RevistaVeg
SVB – @MarlyWinckler
@VidaVegetariana
@vista_se / @fabiochaves
  • Alguns dos famosos que participaram foram:
@LitaRee_real
@lobaoeletrico
@DaniloGentili
@andretrig
O @estadao noticiou apenas pelo Twitter, mas o fez em tom favorável.
Às 7:00h da manhã desta quarta-feira o termo #odeiorodeio ainda permanecia em primeiro lugar nos TTs Brasil.
No momento da publicação desta matéria a tag #odeiorodeio não estava mais nos TTs Brasil, mais ainda permanecia em destaque nos TTs Rio de Janeiro e nos TTs São Paulo.
Quer mais???? veja a galeria de fotos com as capturas de tela do Twitaço