quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O que fazer quando se pega um animal na rua?

Um dos atos mais bacanas é, sem dúvidas, a adoção. O ato de adotar é uma forma de dar condições a um animal que estaria destinado a ter sua vida finalizada em pouco tempo, já que, de acordo com algumas pesquisas, os animais que vivem nas ruas, possuem uma expectativa de vida de cerca de 3 meses.

Mas, o que fazer quando se pega um animal na rua? 
Em primeiro e mais importante lugar, é marcar uma consulta no médico veterinário para fazer todos os exames necessários e verificar o estado de saúde do animal. Neste meio tempo, nutrí-lo é fundamental.
Animais que vivem nas ruas possuem carências muito sérias de nutrientes, visto que comem muito pouco e raramente. Mesmo assim, não entre com suplementos vitamínicos, minerais entre outros, antes de um check-up completo da saúde de seu novo amigo de 4 patas.
Um animal pego nas ruas, certamente devorará uma grande quantidade de alimento de uma só vez, o que pode ser muito perigoso. A ingestão de grande quantidade de alimentos de uma só vez pode provocar, além de vômitostorção gástrica - em especial em raças de grande porte - sendo esta, uma causa de rápida mortalidade nos animais.
Algumas dicas são úteis, quando se faz o resgate de um animal:
1 – Antes de pegá-lo, ofereça uma pequena quantidade de alimento e um pouco de água. A ingestão de alimentos e água pode ser um fator decisivo para o animal pegar confiança em você e isto também irá deixá-lo mais calmo.
2 – Se verificar que o animal está com muita fome, ao chegar em casa, ofereça pequenas porções de alimentos ao longo do dia. Evite sobrecarregar o estômago dele. Desta forma, você estará aumentando adigestibilidade do alimento, nutrindo de forma mais eficaz.
3 – A água deve estar sempre à disposição para o animal, sendo limpa e fresca.
4 – Caso o animal esteja doente, sem apetite, ofereça a ele uma pequena porção de arroz cozido sem sal com peito de frango desfiado. Cozinhe tudo sem tempero, apenas com água, dê a ele, várias vezes ao dia, em pequenas porções.
A renutrição de um animal que estava abandonado, demora, não deve ser feita bruscamente e demanda paciência e continuidade. Desta forma, entenda que, se ele for afoito para comer, evite a presença de outros animais, evite um maior estresse, estes animais sofrem muito nas ruas. A ajuda de um nutricionista de animais pode ser muito válida nestas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário