segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CASTRAR OU NÃO ??????



Uma breve história...
Fui resgatada das ruas.
Na época ainda era uma filhotinha.
Fui adotada por uma linda família que viu meu anúncio na Internet. Eles adoravam animais!

Depois de poucos meses fiquei prenha, minha linda família me abandonou. Tive meus filhotes na rua.
Fiquei prenha muitas vezes mais.

Quando eu era um bebê, não fui castrada por algum ou alguns desses motivos:

* porque o adotante era uma pessoa de extrema confiança;

* porque castrar filhotes é a mesma coisa que mutilá-los;

* porque a castração era "por conta do adotante";

* porque ficaram com dó e depois "se esqueceram do compromisso de castração";

* porque minha castração foi marcada mas meu adotante, que não tinha tempo pra essas besteiras, nunca me levou;

* porque eu só tinha tomado uma dose da vacina (mas depois nem fui castrada e nem ganhei as outras doses);

* porque de qualquer maneira eu não seria castrada, mas pelo menos "fui salva".

Hoje tenho 5 anos e já tive 10 cios. Em todos eles tive crias. Mesmo estando doente e fraca.

Através de mim e das minhas crias, que também já tiveram filhotes, em cinco anos vieram ao mundo mais de 12.000 cachorrinhos! 

Ainda bem que quando eu era uma filhotinha alguém me retirou das ruas. Ainda bem que alguém me "salvou".


Porque castrar?
A castração evita, na fêmea, a gravidez psicológica, a piometra (infecção uterina) e alguns tumores mamários. Nos machos evita tumores testiculares, hérnias perianales, tumores de glândulas hepatóides, tumores de glândulas perianales, tumores e quistos prostáticos, entre outros.
Segundo o "American Journal of Veterinary Research" (Jornal Americano de Pesquisa Veterinária), a longevidade de um animal castrado aumenta em machos caninos 24%, em machos felinos 36%, em fêmeas caninas 20% e em fêmeas felinas 40%.
:: Fonte: http://avmajournals.avma.org/::em-estar animal. Em atividade desde 2004)
 
"No caso de animais domésticos, para evitar sua reprodução e amansar seu comportamento. Atualmente, a castração é considerada o melhor método para evitar a proliferação de animais de rua, como cães e gatos. O animal doméstico castrado não apresenta comportamentos reprodutivos tais como fugir de casa, miados altos durante o cio, brigas, demarcação de território com urina, etc. É uma garantia de segurança para o animal, que embora continue adequado inclusive para guarda de residências, torna-se mais equilibrado e emocionalmente estável."
:: Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castração::

Vantagens da Esterilização
A esterilização de animais domésticos é um ato de amor, de respeito pelos animais e de cidadania. Uma gatinha ou cadelinha, e seus descendentes não esterilizados, podem ser responsáveis pela geração de milhares de novos bichinhos num curto período de tempo. Infelizmente não existem lares responsáveis para todos. Com a esterilização, damos um passo importante para conter o ciclo de abandono de animais. Além disso, a saúde do animal será beneficiada e de todos os moradores da sua cidade.
:: Fonte: http://www.queroumbicho.com.br/:: 

Superpopulação Mata 
(Texto Adaptado de "Overpopulation kills" de Teresa D'Amico, para o "The News Eagle")


Em certas épocas do ano como Natal, Carnaval e férias de Julho, podemos notar que há mais anúncios de "cães e gatos de graça". E mais animais abandonados nas ruas. A maioria das pessoas possui um animal. Cães e gatos (domesticados a partir de seus primos mais selvagens) são os animais de companhia mais comuns.Mas ao mesmo tempo que em alguns lugares há leis que, teoricamente,os protegem da crueldade, nós não temos leis que proíbam a procriação irresponsável de mais animais. A cada dia, nos EUA, nascem 70 mil cãezinhos e gatinhos (em contraste com apenas 10 mil novos bebês humanos).A estatística no Brasil, é muito maior. Disso, resulta que milhões desses animais inocentes serão mortos, ou por terem nascido sem ninguém que cuide, ou por eutanásia, como forma de "controle de zoonoses".
Centenas de milhares mais serão abandonados por seus donos, negligenciados ou maltratados. Somente uns poucos com maior sorte terão a chance de viver suas vidas em um lar com amor.
Muitas pessoas não sabem que os gatos e cães podem ter sua primeira ninhada com apenas 5 meses de idade. Uma única ninhada pode criar a necessidade de 5 ou 6 donos dispostos a cuidar de um filhote. Com 2 ninhadas por ano, qualquer um pode ver como rapidamente a quantidade aumenta ! Já cansamos de ouvi: a coisa mais responsável que um dono pode fazer é esterilizar seu animal de estimação.
A "solução" de matar os cães e gatos abandonados tem sido tolerada por tempo demais, como se não houvesse outro meio de lidar com o problema. A solução alternativa é simples: se as pessoas que desejam compartilhar sua vida com um animal de estimação adotassem animais dos abrigos e esterilizassem seus animais, a superpopulação de animais diminuiria e, um dia, cessaria. A produção de animais com fins lucrativos diminuiria e cessaria também, à medida que a demanda dos consumidores diminuísse.
E quais são os argumentos frequentes contra a esterilização ?
O custo ? O custo de esterilização é com certeza menor do que o custo envolvido em criar ninhadas e mais ninhadas. Também custa mais ao cidadão controlar e eutanasiar do que criar programas de esterilização a baixo custo.
E como fica o bem-estar do animal ? Com a esterilização, os animais têm menos ânsia de perambular e, portanto, menor chance de sofrerem acidentes ou serem maltratados.
Vários outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, seriam reduzidos ou eliminados. O risco dos animais desenvolverem certos cânceres em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização. Os animais vivem mais contentes também por viverem sem a frustração que é não poder realizar seu desejo sexual de imediato. E mais importante: o número de animais sem dono seria reduzido.
"Eu não quero que meu bichinho fique gordo." 
A dieta e a falta de exercício é que são as causas principais de os animais ficarem obesos e não a esterilização.
"Eu não quero impedir o milagre da vida." 
Então faça um passeio até o abrigo de animais mais próximo e seja testemunha da tragédia causada por todos esses "milagres".
"Esterilizar não é natural." 
A nossa interferência na natureza criou essa superpopulação de animais. Agora é nossa responsabilidade resolver esse problema. Então, por favor, esterilize seus animais de estimação. E se estiver pensando em adquirir um animalzinho, faça uma visita ao abrigo de animais mais próximo e salve uma vida que foi abandonada.
:: Fonte: http://www.apasfa.org/futuro/superpopul.shtml::

Nossa castrar meu cachorro, isso nunca, coitado!!!
Embora ainda diante de muitos preconceitos, principalmente de seres humanos masculinos, a castração em machos traz excelentes melhoras comportamentais. Uma coisa importante a se destacar é que a sexualidade dos cães é muito diferente da nossa seres humanos, o macho só apresenta o interesse pela sexualidade quando estimulado pelo feromônio da fêmea quando no cio ou quando este possui essa sexualidade estimulada, até mesmo pelos próprios seres humanos ( masturbar nas pernas, almofadas, etc).
Para nossos queridos machos, consiste em um ato cirúrgico chamado de Orquiectomia que deve ser realizado exclusivamente por um(a) Médico(a) Veterinário(a) , consiste na retirada dos testículos. Muita coisa pode melhorar pois são os testículos os responsáveis pela produção da testosterona hormônio masculino responsável pela Dominância "Muito Macho" , não podemos esquecer que esse ato não funciona automaticamente, pois ainda está circulante no organismo o hormônio produzido anteriormente a cirurgia. Quadro de alteração pós castração em machos:
COMPORTAMENTO- ALTERAÇÕES OBSERVADAS
Agressão a outros machos Redução em 60 %
Redução rápida em 25 %
Redução gradual em 35 %
sem efeito em 10 %
Dominância sobre o dono Redução ao redor de 50 % 
Marcação com urina Redução em 50 %
Redução rápida em 20 %
Redução gradual em 30%
Predisposição para montar outros cães e pessoas
Declínio para montar em fêmeas no cio
Marcação com urina na casa Redução em 50 % dos casos
Redução rápida em 20 %
Redução gradual em 30 %
Tendência para fugir e andar solto (andarilho) Redução em 90 % dos casos
Redução rápida em 45 %
Redução gradual em 45 %
sem efeito em 10 % dos casos
Um estudo conduzido pela Vetrerinary Medical Teaching Hospital of the University of California e pela Small Animal Clinic of Michigan State University sugere que a castração em cães machos pode ajudar significadamente comportamentos indesejados, como:Fugas; Agressão contra outros machos; marcação territorial com urina e montar nas pessoas e animais para masturbação. Essas mudanças ocorrem de 2 semanas a 6 meses após a cirurgia de uma forma gradual.
:: Fonte: http://floraisparacaes.blogspot.com/2009/01/pulando-sobre-as-pessoas.html::

Castração a baixo custo

Aproveite a oportunidade para castrar seu bichinho evitando ninhadas indesejáveis.
Caso você não tenha nenhum animal de estimação, indique nosso site para seus amigos e conhecidos. Ou apadrinhe a castração de um animal de rua. Desta forma você estará colaborando para reduzir o número de animais abandonados nas ruas e que muitas vezes acabam morrendo atropelados ou recolhidos pela carrocinha.





 


Web designer: Ana Roggia
E-mail: anaroggia@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário