sábado, 10 de dezembro de 2011

Proteção aos cavalos - Chicote nunca mais - Exemplo de proteção

 

 Fiel Depositário

A Chicote Nunca Mais, entidade protetora dos animais tracionadores de carroças em situação de maus-tratos, está cadastrando pessoas que se interessarem em ser fiéis depositários dos eqüinos, asininos e muares apreendidos nestas situações.

O que é um fiel depositário? É um termo legal que torna a pessoa guardiã do eqüino, asinino ou muar, que recebe esse animal, não como presente, e nem tampouco passa a ser proprietária do animal. Fica com o animal desde que tenha condições sócio-econômicas para cuidá-lo. Terá que alimenta-lo adequadamente, tratá-lo se for preciso, cuida-lo, enfim, enquanto o animal viver. Não poderá passar sua guarda para terceiros, mesmo que da família, nem vendê-lo. A transferência poderá ser feita em casos de falecimento do fiél depositário ou mudança de núcleo familiar, sempre através da Chicote Nunca Mais, depois de uma nova avaliação do pretendente a fiel depositário. Em caso de venda DO LOCAL onde fica o cavalo, não haverá a possibilidade de incluí-lo na venda. O depositário assume o compromisso de não colocá-lo na tração, não utilizá-lo em competições como: rodeios, carreiras ou outro esporte ou apostas quaisquer. O animal poderá ser utilizado para montaria e lazer, desde que tenha condições físicas para tal. A muitos cavalos, em função de seqüelas pelo maus-tratos infligidos, só resta a utilidade como "podadores de grama e pasto". Ele vira um "come-e-dorme". São animais oriundos de trabalho escravo desde muito jovens, muitos apresentam lesões irreversíveis em tendões, ossos, musculatura, visão e audição. Em sua maioria, têm idade avançada e apresentam artrite e artrose, que lhes conferem muita dor. Adotá-los, portanto, é um ato de amor e desprendimento, admiráveis. São animais muito dóceis, meigos e carentes. Ao receberem carinho, retribuem e demonstram reconhecimento. Somente quem convive com esses nobres animais, pode avaliar o quanto são sensíveis e inteligentes.

O pessoal da Chicote Nunca Mais, visita periodicamente os animais. O termo de compromisso é feito em três vias, uma para o fiel depositário, outra para a Chicote Nunca Mais e outra para o Ministério Público do Meio Ambiente.

Caso haja quebra do compromisso, recolhemos o animal e passamos para outra pessoa.

Todos serão chipados futuramente, inclusive os já adotados.
O foco da Chicote Nunca Mais é o bem-estar do animal

Para efetuar o cadastramento chicotenmais@gmail.com

Lembre-se: o candidato deve ter local prévio adequado, que será averiguado quanto às condições pela Chicote Nunca Mais.    Fonte - Chicote nunca mais

Participe da "Primavera animal" - Movimento pela libertação do sofrimento dos animais abandonados.


Atualização - Email recebido do Chicote nunca mais em 15 outubro 2011
Amigos,
Estamos com muitos cavalos, quase 40 animais. Diariamente, recebemos inúmeros pedidos de ajuda e somos abrigados fazer uma triagem por  falta de recursos. São escolhidos os que precisam de socorro urgente.  Isso tem aumentado o tempo de permanência dos cavalos no sítio . São animais fraturados,  muito debilitados  e que necessitam um aparato maior. Esbarramos na dificuldade em conseguir  depositários fiéis. Ninguém quer cavalos visivelmente aleijados desfilando em seus sítios.
Acabou nosso pasto. Estamos comprando alfafa e tivemos que aumentar a ração.
Precisamos de ajuda para honrar os compromissos. Pagamos a ração, o veterinário, a alfafa.
Fizemos uma parceria com a Ração Píá que vai doar 500 kg de ração mensais, durante um ano. Essa quantidade é equivalente a alimentação de três cavalos desnutridos.
Ganhamos algumas medicações e o material hospitalar. Tivemos doaçãode material  de construção  telhas, postes, brita, pedras e tábuas.  Recrutamos  voluntários  que são  amigos que vão nos ajudar   construir  baias,  abrigos e a lancheria.
Pretendemos terminar  a sala cirurgica,  onde   falta revestimento de parede,  o piso e o teto.
Nossa luta é imensa e vamos estruturando o atendimento conforme a necessidade.
Não temos verbas governamentais e há muito estamos pagando boa parte das contas do nosso bolso.
Nos ajude a continuar ajudar os cavalo vítimados. Recuperamos muitos, nossas perdas são muito pequenas.
Abra o coração e dê um pouquinho.Juntos faremos a diferença.
Quando você vê um cavalo mal tratado e lembra de nós... lembre nesta hora de nos ajudar financeiramente.
Participe do " Amigo Dez" faça um programa de depósitos mensais com seu banco em favor da Chicote Nunca Mais
Hoje nossa conta por enquanto  é Banrisul  Agencia 0856 CC 06.102267.0-5 Chicote Nunca Mais
CNPJ11.261.424/0001-26

Em  breve estarão à venda camistas,. calendários  e as agendas 2012
Divulgue nosso trabalho.
Abraços

Fair Soares
presidente Chicote Nunca Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário