http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=112707&id2=1




Nossa Região

Atualizado em: 10h53min - 24/01/2012
Moradores procuram animais após despejo no Pinheirinho, em São José
PM cumpriu ordem de reintegração de posse em terreno no domingo. Área
tinha animais abandonados nesta terça
Credito: Juliana Cardilli/G1
Animais circulavam entre os escombros dos imóveis demolidos

Moradores que tiveram que deixar às pressas suas casas no terreno do
Pinheirinho, em São José dos Campos, desocupado no domingo (22), deixaram
não apenas roupas, documentos e móveis para trás. Em alguns casos, a
pressa foi tanta que animais de estimação ficaram nas casas. Há relatos de
moradores que não conseguiram mais encontrá-los, e nas ruas onde ficavam
os imóveis era possível ver diversos animais perdidos, buscando seus donos
nesta terça-feira (24).

O motorista Reginaldo dos Santos, de 34 anos, não conseguiu retirar seu
cachorro. "Deixei meu pitbull preso na corrente com comida no domingo,
quando saí de casa. Me falaram que eu poderia deixá-lo que não iriam mexer
com ele. Voltei e o Taurus não está mais lá. Levaram o meu cachorro
embora", afirmou. "Estamos alojados na igreja aqui perto. Fui buscar meu
cachorro porque meu filho está ficando doente sem ele. Não para mais de
chorar", contou Santos, que promete entrar com uma ação contra o Estado
caso não encontre seu cachorro.

Credito: Juliana Cardilli/G1
Donos tentam reencontrar seus animais nesta terça-feira
Na manhã desta terça-feira (24), dois dias após o início da desocupação, a
equipe de reportagem do G1 viu diversos cães, gatos e até uma galinha
perdidos em meio os escombros das casas. A Polícia Militar iniciou a
demolição dos imóveis nesta segunda-feira (23), e nesta terça muitos
moradores ainda retiravam os móveis de suas casas. Em meio a tudo isso, os
animais passeavam perdidos pelas ruas.

Alguns se abrigavam nas sombras das casas ainda de pé. Um cachorro seguiu
a reportagem por um bom tempo após ser fotografado. Outro, entretanto,
fugiu com o primeiro sinal de aproximação. Em um dos imóveis ainda de pé,
dois gatos brincavam. No quintal de uma casa, foi possível ver uma
galinha. Nas ruas do lado de fora do Pinheirinho também há muitos cães,
principalmente, vagando pelas ruas.

Credito: Juliana Cardilli/G1
Famílias estão sendo autorizadas a voltar a terreno para pegar móveis e
procurar animais de estimação
A auxiliar de limpeza Graça Alves foi outra que, na pressa, não conseguiu
pegar seus animais. “Pegaram a gente de surpresa, foi um terror. Meu
papagaio que estava há 18 anos comigo ficou para trás, meus três
cachorros. Eu nem consegui dormir, ninguém dormiu”, contou ela, que passou
a primeira noite fora de casa em uma igreja que acolheu as famílias. Ela
iria tentar nesta terça voltar a sua casa para reencontrar seus animais.

Moradores de região afirmaram nesta segunda que havia equipes do Centro de
Controle de Zoonoses da cidade circulando pela região para recolher os
animais. Entretanto, nesta manhã, pessoas que trabalhavam na remoção dos
móveis das casas afirmaram que não viram animais sendo recolhidos.

Um assessor da Prefeitura de São José dos Campos informou que algumas
famílias foram autorizadas, sempre acompanhadas pela PM, a entrar no
Pinheirinho no final da tarde para resgatar seus animais de estimação.