segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Câmara de São José dos Campos aprova projeto que cria cemitério público de animais

??????????????????????????????????

22/10/2012
São José dos Campos poderá contar com um serviço público inédito na região para atender munícipes que têm animais de estimação de pequeno porte. A Câmara aprovou dia 18 um projeto de lei do vereador Fernando Petiti da Farmácia Comunitária (PSDB), criando o cemitério público de animais domésticos. A proposta tramitava na Câmara desde 2006. "Bichos de estimação, como cães e gatos, são considerados membros da família pelos seus donos. Por isso, nosso objetivo é criar um espaço digno para o sepultamento. Além disso, o enterro adequado evita riscos à saúde pública e ao meio ambiente", argumenta o autor da proposta. 

Sem a opção do cemitério público, o vereador Petiti explica que há muitos casos de pessoas que enterram seus cães e gatos em terrenos baldios e em áreas externas das residências ou encaminham para o aterro sanitário. "As cidades precisam acompanhar as necessidades dos munícipes por novos serviços. A população de animais domésticos cresceu muito nos centros urbanos e isso exige uma atenção do poder público", defende o vereador. 

Petiti também comemora a aprovação do projeto de lei que cria o Programa Voluntários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) que pode ter a adesão de pessoas físicas e entidades protetoras de animais domésticos. Pela proposta, os voluntários poderão prestar vários serviços no CCZ como, por exemplo, banho e tosa de cães e gatos; trabalhos nas feiras de adoção; passeio com os animais; atividades nas campanhas de vacinação e guarda responsável e colaborar no programa de castração gratuita. "É uma parceria importante por vários aspectos, principalmente por envolver a própria comunidade em trabalhos de defesa e proteção aos animais mantidos pelo pela Prefeitura", afirma o vereador. 

Também está tramitando na Câmara um outro projeto de lei do vereador Petiti propondo a criação de um pronto socorro veterinário municipal. O parlamentar lembra que municípios como Florianópolis, Sorocaba, São Carlos do Pinhal e a cidade de São Paulo já possuem pronto socorro veterinário. "Em São José, as pessoas que cuidam e se preocupam com o bem-estar dos animais há muito tempo sentem a falta de um serviço público de pronto atendimento para cães e gatos", argumenta. 
Fonte: Câmara Municipal de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário