quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COMO SÃO OS PENSAMENTOS E AS EMOÇÕES NOS ANIMAIS



 
                 Publicado em 09/10/2012
 

Como são os pensamentos e as emoções nos animais

 
Assim como os seres humanos, os animais sofrem, se alegram e também querem ter a vida preservada.

Fortaleza "Temos que rever todas as nossas atitudes em relação aos animais", afirma a médica veterinária Irvênia Prada, professora catedrática da Universidade de São Paulo (USP). Ela é autoridade mundial na comunidade científica sobre Neuroanatomia animal. É também uma respeitada investigadora sobre a interação mente-cérebro dos bichos. Tem vários livros e estudos científicos já publicados.
Durante o 20º Enese, Irvênia Prada proferiu palestra sobre "Educação dos sentimentos" e a questão da violência nas pessoas. Ela é autoridade mundial na comunidade científica sobre Neuroanatomia Animal. 

FOTO: INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA
Esteve, recentemente, em Fortaleza participando de evento promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, e também do 20º Encontro de Estudos Espíritas (20º Enese), uma vez que também é estudiosa desta doutrina. Para Irvênia, os estudos vêm mostrando, com evidências bastante aceitáveis, que os animais têm uma estrutura cerebral compatível com a exteriorização da consciência, com capacidade para resolver problemas, associação de ideias, memórias.
"O próprio estudo do cérebro, que é muito bem organizado nos mamíferos e também nas aves, nos dá indícios de que os animais são seres sencientes, ou seja, que têm todas as características compatíveis com o que a gente chama de funções cognitivas".
Ela observa que as sociedades se formaram sobre um modelo completamente antropocêntri-co, ou seja, que objetiva apenas o bem-estar do ser humano. Este modelo se pauta pela exploração dos animais para benefício das próprias pessoas.
Leia reportagem na íntegra em:
 
Colabore para que o Instituto Nina Rosa continue a divulgar a Educação em Valores. Participe do projeto Adote o INR
 
Instituto Nina Rosa - Projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos
Para receber este informativo, cadastre e-mail aqui.
Siga o INR no Twitter: 
@ninarosabrasil
Conheça o blog da Luka

Nenhum comentário:

Postar um comentário