terça-feira, 30 de outubro de 2012

ESCLARECIMENTOS SOBRE O CASO DOS GATOS DO PARQUE DA CIDADE - SJCAMPOS



Obrigada as minhas amigas guerreiras que com amor ,carinho e competência ajudaram esses animais.
Espero que a SEMEA e as ONGs envolvidas tratem esse assunto com respeito,chega de palhaçada.
Marilu
 
PELA CAUSA ANIMAL ESTOU NESSA DE CORAÇÃO

----- Mensagem encaminhada -----
De: @gmail.com>
Para: Marilu Godoi <marilugodoi@yahoo.com.br>
Enviadas: Terça-feira, 30 de Outubro de 2012 16:39
Assunto: SJC - Esclarecimentos sobre o caso dos GATOS DO PARQUE DA CIDADE


Conforme informações obtidas e documentadas, apenas as ONGs IEPA, OPAR e ABB teriam sido convidadas meses atrás a participar de reuniões promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente para tratar do assunto: os GATOS DO PARQUE DA CIDADE (SEMEA).

Sabemos, mas muitos resistem a admitir, que o maior predador do Parque, tanto para silvestres, os gatos e até as edificações, continua sendo AINDA o ser humano, festas ensurdecedoras que para animais da fauna local SERIA algo inadmissível para o meio ambiente, mas são permitidas e incentivada até por '"ambientalistas" (?????), lixo e destruição pós festas por todos os lados, fora a depredação de árvores e patrimônio público e MORTE DE ANIMAIS.

Segundo a SEMEA, os gatos estariam caçando os Esquilos Serelepes do Parque - alegação NÃO comprovada, pois os gatos estão acostumados com ração e não com caça, uma vez que voluntários levam ração diariamente.

Após reuniões realizadas na Secretaria do Meio Ambiente, ficou determinado que a ONG IEPA iria monitorar, acompanhar e controlar a captura dos gatos e encaminhar ao CCZ que se responsabilizaria pela castração desses animais, isso há 3 meses atrás (+ - Julho 2012).


A ong OPAR assumiria 7 gatos para possível sociabilização e posterior encaminhamento para adoção.

Registros mostram que 4 felinos foram capturados do Parque depois do término das "negociações" e encaminhados ao CCZ, apenas 1 macho foi castrado.

UM GRUPO DE PROTETORAS E VOLUNTÁRIOS COM OS SEUS PRÓPRIOS RECURSOS , e que apesar de terem sido excluídos do acesso às negociações dessas reuniões, TIVERAM a pró-atividade de acompanhar, resgatar, dar abrigo, castrar e definitivamente PROTEGER os animais.

No dia 17/08/2012 , em uma de suas visitas costumeiras ao CCZ de nossa cidade para auxiliar os animais de lá, a protetora MARILU GODOI, se deparou com gatos ariscos e extremamente assustados.

Desde aquele dia, inteirada com protetoras e voluntários que a procuraram para pedir ajuda a esses animais, houve preocupação em fazer algo e iniciou-se um trabalho de acompanhamento semanal para verificar se esses animais estavam sendo REALMENTE acompanhados por quem havia se comprometido.

O tempo passou, mas não houve nenhuma retirada dos mesmos do CCZ, nem visitas e monitoramento periódicos de nenhuma ONG participante das reuniões.

Apesar de alimentados pelo órgão público, o estresse era um fato, e não por dias, e sim POR 3 MESES, em espaço restrito, com barulho e visão de pessoas desconhecidas e cercados por canis onde os latidos são constantes e aterrorizantes para os gatos, isso estimula e desencadeia uma série de distúrbios de saúde, podendo levar um gato à óbito por ser animal muito sensível.

Observando os animais assustados, impossibilitados de sociabilização, infestados de pulgas, e alguns acometidos por pneumonia (caso dos filhotes que nasceram lá e sobreviveram apenas 15 dias - conforme veterinária que os recebeu após adoção), sendo gatos do Parque:

-DOADO um gato amarelo que era filhote em agosto, mas devolvido no dia seguinte por ser muito arisco e assustado...

- Um gato adulto Preto e Branco extremamente arredio, único castrado.

- Uma fêmea Preta e Branca adulta medrosa e assustada.
- Uma fêmea não castrada arisca e seus 3 filhotes recém nascidos, que havia parido no inicio de outubro no CCZ 04 filhotinhos, 01 não foi encontrado pelo pessoal do CCZ , não se sabe se o filhote morreu e o funcionário da limpeza retirou, se foi comido por outro gato ou mesmo pela mãe - ato comum em animais que se sentem ameaçados e acuados, a mãe come a cria com a finalidade ilusória de protegê-los, quem tem base na lida com animais, tem conhecimento disso.

Por compaixão, 21 gatos foram retirados do CCZ , 15 animais no dia 15.10 (incluindo um gato atropelado que está internado), 5 gatos no dia 16.10, e a última gata no dia 25.10.

Tudo custeado pelas próprias protetoras e contando com auxílio de 02 veterinárias especialistas em gatos.
Além desses, outra voluntária retirou vários do Parque durante esses dois últimos meses.
Há anos, protetores ou voluntários, vem se empenhando pelo controle populacional dos gatos do parque (acessem:gatosdoparque.wordpress.com)

São centenas já retirados por pessoas que COMPREENDEM que gatos são animais territorialistas, que os nascidos na natureza, e sem domesticação, são praticamente impossíveis de serem doados pela falta de contato humano que tiveram, é um trabalho que isolado, tem a mesma ineficiência de se "enxugar gelo".
O ideal seria captura para castração e soltura no mesmo local, evitando aumento através de procriação, mas também comcontrole dos abandonos, caso contrário, o problema jamais será sanado por completo, isso seria uma demonstração de inteligência, mas em nenhum momento foi sugerido ou proposto pelas partes nas reuniões, possivelmente pela falta de prática e estudo comportamental dos gatos.

Também é certo que um número razoável de gatos em parques ajuda no combate á proliferação de ratos, e por consequência evita a LEPTOSPIROSE em Humanos, já que a água no parque serve à população/funcionários .
Há em diversas cidades, trabalhos de referência com gatos em Parques ( a exemplo São Paulo ) que sempre promovem palestras , encontros com ONGS (TODAS), Educadores, Voluntários, Policia Ambiental, População para saber lidar com esse controle.
Os protetores/voluntários fazem a sua parte, por questão altruísta, mas CABE a quem tem PODER e RECURSOS fazer a sua também:
- Evitar o abandono de animais DOMÉSTICOS com maior rigor através da FISCALIZAÇÃO, além de incluir CÂMERAS e promover o FECHAMENTO dos acessos que permitem pessoas de má índole abandonarem os animais também em horários de não funcionamento do parque.
-PLACAS de PROIBIÇÃO SÃO NECESSÁRIAS PARA INTIMIDAR o abandono, a modelo do que vem sendo usado na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

-Em caso de abandono, levar o caso à polícia por se tratar de CRIME e dar andamento até a conclusão do caso.
Se essas atitudes simples, coerentes e sensatas já tivessem começado há alguns anos, o controle populacional teria êxito, protetores sempre pediram auxílio, dando ideias e sugestões, mas os incansáveis contatos e apelos com os responsáveis sempre foram ignorados até a data atual.

Não sabemos quantos gatos ainda existem no Parque da Cidade, e a qual a atitude tomada por quem fez parte dessa reunião onde nem todos os interessados foram convidados a participar e dar suas opiniões.

Mais uma vez os animais foram salvos, não por conversas vãs, e sim por determinação de quem realmente se importa com a vida e o bem estar de TODOS os animais...

Quanto ao resultado da reunião, ao que tudo indica teremos a continuidade desse descontrole do abandono, pois é mais fácil colocar a sujeira embaixo do tapete do que resolver o problema como deveria se houvesse o mínimo de bom senso.

Isso prova, que Protetores Voluntários, muitas vezes funcionam melhor do que aqueles que prometem cuidar do caso e simplesmente abandonam suas promessas em canis/gatis do CCZ, o que nos leva a crer que essa falta de acompanhamento seria porque as pessoas não gostam de ver aquilo que as faz sofrer, e o que os olhos não veem o coração não sente, mas quem sofre mais nisso tudo são os animais....

Ainda bem que temos Marilu, que sofre SIM ao ver o sofrimento alheio, mas mesmo assim, visita semanalmente o CCZ e tenta ajudar de todas as formas.

4 filhotes faleceram de pneumonia adquirida no CCZ, 3 retirados com vida e mesmo com ajuda profissional depois de adotados, não resistiram...

Nesse momento, 18 gatos estão sendo tratados com dignidade e RESPONSABILIDADE por quem nada prometeu, e sim por pessoas que com conduta ética atuam com firmeza a fim de resolver o problema em sua raiz.

As fichas de adoção estão a disposição para quem quiser analisar a veracidade dos fatos.

TODOS os gatos foram adotados por Marilu Godoi e estão muito bem hospedados e com tratamento veterinário de qualidade.

Maiores informações e colaboração para cuidados, medicações, tratamento e alimentação desses animais entre em contato commarilugodoi@yahoo.com.br

Marilu, peço que divulgue esse relato aos seus contatos, te parabenizo e deixo aqui minha sincera expressão de profunda admiração pela força interior e exterior que você possui para fazer valer a Causa Animal em nossa cidade!

Parabéns também às protetoras guerreiras que acompanham e dão suporte à Marilu.

2 comentários:

  1. Isso ai, assino embaixo de tudo isso que foi escrito e dou minha cara a tapa para defender a Marilu, pois a conheço e sem MUITO BEM do trabalho que ela faz em prol dos animais abandonados. Infelizmente tem muita gente "invejosa" querendo DESTRUIR a imagem de QUEM FAZ....Procure conhecer o trabalho da Marilu, ela não começou ontem....O dinheiro sai do bolso dela, ela não é "financiada" por ninguém,a não ser pela sua aposentadoria que ela trabalhou anos para conseguir...

    ResponderExcluir
  2. Fabi,obrigada.
    Essa é minha luta de vida e ninguém vai me calar.

    ResponderExcluir