sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TORÇÃO GÁSTRICA


http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/seda_news/images/cab_fundo.jpg
Porto Alegre, sexta-feira, 05 de outubro de 2012



http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/seda_news/images/fio1.gif
BEM-ESTAR E SAÚDE III
Dilatação de estômago de cães, se não for tratada, pode ser fatal
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/seda_news/usu_img/0510pacinha.jpgSe o seu cão está comendo em excesso ou tomando muita água durante as refeições, cuidado. Ele pode ser vítima de um problema chamado Torção Gástrica. Ainda bastante desconhecida dos donos de raças de grande porte, maiores vítimas da doença, a Torção Gástrica nada mais é que uma dilatação exagerada do estômago do animal. Neste caso, o órgão pode girar sobre o seu eixo, causando obstrução nas saídas gástrica e intestinal e retenção do alimento, impedindo-o de esvaziá-lo ou pelo vômito ou pelas fezes.
O problema ocorre devido à fermentação dos alimentos e a formação de gases. Além de um grande desconforto, dificulta a circulação sanguínea por diversos órgãos e pode resultar em intoxicação do animal. A Torção Gástrica provoca exercícios físicos vigorosos após ingestão de grandes quantidades de água ou após refeições, estresse e aumento da aerofagia (ingestão de ar). Fêmeas em situação pós-parto também estão no grupo de risco, uma vez que elas necessitam de um aumento nas necessidades calóricas.
Conforme o veterinário José Luís Sandoval, da Clínica do Forte, a Torção Gástrica é uma doença com alto índice de mortalidade que deve ser diagnosticada por um profissional e tratada como emergência clínica ou clínico-cirúrgica. “Os proprietários devem ficar atentos a qualquer alteração no comportamento de seus cães. Alguns sinais importantes são ânsia de vômito, salivação em excesso, aumento de volume abdominal, principalmente do flanco esquerdo, dificuldade para respirar, palidez de mucosas e relutância ao se movimentar”, explica Sandoval.
A Clínica do Forte (avenida do Forte, 1474 – bairro Vila Ipiranga) já atendeu muitos cães com Torção Gástrica, e, de acordo com o veterinário, a probabilidade de óbito após a cirurgia varia entre 15% e 20%. “A sobrevivência depende das circunstâncias em que o animal chega à clínica, como severidade e agravamento da situação, problemas cardíacos secundários, extensão das áreas de necrose do estômago, entre outros”, explica.
A doença é mais comum em raças de grande porte e de peito profundo, entre elas o Pastor Alemão, Dogue Alemão, Fila Brasileiro, Rotweiller, Poodle Standard, São Bernardo, Basset Hound, Weimaraner, Setter Irlandês, Gordon Setter e Doberman.
A Clínica do Forte é uma das parceiras da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) e realiza voluntariamente quatro cirurgias por mês em cães e gatos encaminhados pela Área de Medicina Veterinária. “Parece ser o caminho certo fazer a nossa parte social no tratamento de animais de rua. Os pacientes são recebidos e tratados pela Seda de forma organizada e encaminhados para veterinários conveniados. Isso mostra que, unindo forças, podemos, sim, fazerm muito pelos animais e pela nossa cidade”, diz Sandoval.
Dicas para prevenir a Torção Gástrica
  • administrar duas refeições fracionadas diárias;
  • restrição de exercício antes e após a ingestão de água e/ou comida;
  • ter especial atenção às necessidades dietéticas pós-parto e minimizar as situações de estresse;
  • Existem no mercado algumas vasilhas especiais para animais gulosos. Elas evitam que eles ingiram o alimento rapidamente, engolindo muito ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário